segunda-feira, 21 de abril de 2014

5 dicas para ter fotos melhores

Oi, gurias! Tudo bem?

Hoje vim falar um pouquinho sobre fotografia com vocês. Eu amo fotografar e sou completamente apaixonada pela fotografia. Fotografar me faz sentir melhor, renova minhas energias e me deixa muito, muito feliz! Estou sempre lendo artigos ou vendo vídeos sobre o assunto, procurando aprender cada vez mais. É por isso que, hoje, decidi compartilhar com vocês algumas regrinhas simples e básicas que podem deixar suas fotos ainda mais atraentes.

Avisando que não sou profissional, sou apenas uma pessoa que ama incondicionalmente a arte de fotografar e que quer compartilhar conhecimentos básicos que poderão ser úteis também a vocês.

1. Deixe o horizonte na horizontal!

Tente sempre fotografar mantendo o horizonte em linha reta. Isso não é uma regra, mas na maioria das vezes tem de ser feito, até pra que um possível horizonte torto não chame mais atenção que o assunto da foto ou, em caso de paisagem, pra deixá-la mais bonita e agradável aos olhos. Fotografias com horizonte reto parecem melhor enquadradas e mais profissionais. 

2. Atenção com o foco!

Certo/Errado


Uma imagem desfocada (mesmo que de celular) é bem desinteressante e, muitas vezes, passa despercebida pelas pessoas. Você quer que a sua imagem chame atenção, certo? Pra isso, faça com que ela tenha FOCO. Foque sempre no assunto principal de forma que ele fique nítido/em evidência. Dessa forma, você atrairá toda a atenção pra aquilo que você realmente quer mostrar, seja em imagem toda ou apenas em uma parte dela.

3. Fotografe por algum motivo

Parece óbvio, mas sempre tenha em mente o que você quer passar com determinada imagem. Fotografar sem ter algum motivo ou algo interessante a mostrar, muitas vezes, faz com que sejam registradas imagens meio "inúteis" e sem nexo.

4. Não abuse na edição

Edite pra que a sua imagem ganhe destaque e não pra que a edição chame mais atenção que ela. Quase sempre menos é mais, então pegue leve! E deixem os filtros prontos pro Instagram, ok? (Mas antes filtros prontos do que uma edição ruim).

5. Teste efeitos

Efeitos podem deixar suas fotos ainda mais interessantes! Dois efeitos que estão bastante em alta são o lens flare e o névoa. Ambos dão um ar de delicadeza à fotografia e ficam lindos!

O lens flare ocorre naturalmente quando há distorção de um raio de luz que entra de forma direta pela lente (blábláblá), porém você também pode fazer esse efeito artificialmente com o auxílio de programas de edição, mas tenha cuidado pra que não fique parecendo exageradamente artificial.

O efeito de névoa nada mais é do que uma névoa na foto (dãr!). Esse efeito dá um ar de leveza à foto. Para fazê-lo, o jeito mais comum é botar um saco plástico em frente a lente da câmera. Desfocando o saco plástico e focando o assunto principal, você terá um efeito de névoa! Essa técnica é usada pelo fotógrafo David Jesse McGrady.























------------------------

Lembrando que nenhuma dessas dicas é uma regra! A fotografia é uma arte e não se pode limitá-la com regras. Esses são apenas alguns passos pra você que quer fazer fotos melhores, mas quer um "norte" pra isso. Nada impede que você faça fotos incríveis deixando de lado qualquer padrão. Permita-se criar e fazer a sua própria arte!

É isso aí! Espero que tenham gostado! Se quiserem uma parte II de dicas, me avisem! Qualquer dúvida, deixem nos comentários que eu respondo!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...