domingo, 30 de junho de 2013

Emagre-Sendo Feliz: Light, Integral ou Zero?

Oiii, bonitinhas!

Chegou a segunda-feira, o dia internacional do início de dieta! Acertei?

Com a dieta iniciando, rola aquela passadinha no super pra fazer comprinhas pra deixar de lado as bolachinhas recheadas, os chocolates, os salgadinhos e tudo mais. Eis que surge aquela dúvida: eu compro as coisas Light, Integral ou Zero? 

Não se apavorem, titia Aline está aqui para explicar e tirar todas as dúvidas que rola sobre esse assunto!

Pra começar: criem o hábito de pegar o alimento e olhar as informações nutricionais que compõem aquele produto.

Vamos a um exemplo básico: o iogurte, que está presente em todas as dietas. Muitas vezes pegamos ele e, só por estar escrito “light”, já achamos que está tudo dominado e que vai ajudar mega na dieta, certo? ERRADO!

A maioria dos iogurtes mais consumidos pelas mulheres, que são light, realmente são menos calóricos por terem menos gordura, porém continuam tendo açúcar. Para uma pessoa que está fazendo uma dieta com restrição de açúcar, ele não é um produto ideal. Sendo mais direta: NÃO VAI ADIANTAR NADA.

Outro produto que vai pra dentro do carrinho de compras quando iniciamos uma dieta e que está presente em quase todas as dietas de nutricionistas e revistas é o pão integral.

Meninas, a maioria dos pães integrais não são feitos 100% de farinha integral. Resumindo: é a mesma coisa que NADA. Se vocês querem realmente um pão integral, voltamos ao assunto ali de cima: peguem o produto, olhem o rótulo e vejam quais tipos de ingredientes estão sendo usados naquele produto.

A moda do momento é a nomenclatura ZERO. Hoje as empresas começaram a utilizar o “zero” pra tudo, mas o que ele é? O que é 'zero'?

Bom, ele pode ser zero açúcar, zero gordura, zero lactose... Um exemplo são esses sucos de soja. Todos eles tem escrito na embalagem 'zero lactose'. Lógico, se eles não tem nenhum derivado de leite, eles são sem lactose, e as pessoas muitas vezes acham que é zero açúcar. Existem algumas linhas que são zero açúcar, mas tem que conferir no rótulo pra entender realmente que tipo de “zero” está sendo utilizado.

Se você está preocupada somente com o valor calórico, realmente os produtos light tem um valor calórico reduzido. Mas você está preocupada com a qualidade nutricional ou está restringindo da tua dieta o açúcar (o vilão dos vilões), aí a indicação é para os produtos diet ou zero açúcar. Por isso que, muitas vezes, mesmo você utilizando os produtos lights e zero, acaba não fazendo diferença na balança, pois somente olhamos o valor calórico e não ligamos para o resto.

Então a dica é: trabalhem com a QUALIDADE NUTRICIONAL dos alimentos. Olhem os rótulos e não somente o VALOR CALÓRICO dos alimentos.

Em resumo, a maior dúvida é: qual a diferença entre o Light e o Diet?

  • ALIMENTO LIGHT: São os alimentos produzidos com redução de, no mínimo, 25% do valor calórico em comparação ao produto tradicional. São também considerados lights aqueles que reduzem, no mínimo, 25% de determinado nutriente (pode ser gordura saturada, gordura total, colesterol). Ex.: Uma pessoa obesa que precisa perder peso deve optar por produtos light, onde no rótulo conste baixos teores de gordura e açucares.
  • ALIMENTOS DIET: São aqueles produzidos industrialmente que tem ausência ou quantidades muito reduzidas de determinados nutrientes (carboidratos, açucares, lactose, gordura). Nem sempre os alimentos diet são pouco calóricos. Eles existem para as pessoas que devem seguir uma dieta com restrição de determinado nutriente. Ex.: uma pessoa com uma taxa alta de triglicerídeos, deve consumir alimentos com pouca quantidade de carboidrato.

Então é isso! Espero ter ajudado!

Gostaram, gurias?

Desejo uma semana cheinha de atividades físicas e dietas bem pensadas e gostosas pra vocês!
Dúvidas e sugestões? Enviem logo um e-mail para emagrecendosendofeliz@gmail.com.

Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...